Atividades

PRATOS TÍPICOS / DOÇARIA / VINHOS

Peixe fresco, boa carne de vaca e bons mariscos, são matéria-prima para confeccionar deliciosas refeições. Os famosos caldos de peixe, linguiça e torresmos com inhames, molha de carne e polvo guisado são pratos a experimentar.
O queijo do Pico, como entrada ou sobremesa, acompanhado por pão ou bolo de milho caseiro. Na doçaria, o arroz doce, massa sovada e bolo véspera são especialidades desta terra.
Na doçaria, o arroz doce, massa sovada e bolo véspera são especialidades desta terra. Destaque para a marca Curral Atlantis que produz VCQPRD, imprimindo excelente qualidade aos seus produtos.
Os vinhos do Pico têm tradição. O VLQPRD, aperitivo, os vinhos de mesa, brancos, tintos, o vinho de cheiro, a angélica e as aguardentes do Pico, podem ser encontradas em qualquer restaurante ou supermercado. A Adega Cooperativa produz “VLQPRD”.

ZONAS BALNEARES

A piscina Municipal de Madalena, as piscinas naturais de Lajido, a Poça Branca e o antigo porto de S. Roque do Pico, a Baía de Canas, as Piscinas naturais de S. Roque do Pico são locais onde pode tomar um relaxante banho de mar.

MERGULHO

A Ilha do Pico oferece os melhores mergulhos dos Açores. Os ilheus ao largo do Pico, no canal do Faial, são conhecidos mundialmente como o ex-libris dos mergulhadores. As espécies de peixes mais frequentes são a Barracuda, o Bonito e o Atum, embora se possa também encontrar espécies locais como a Garoupa, Pargo e Bodião. As formações de Lava submarinas são espectaculares, com cavernas, tuneis e arcadas. A altura do ano mais apreciada para mergulho é a chegada das arraias no mês de Junho. No Pico existe apenas um centro de mergulho, situado na Madalena.

NADAR COM GOLFINHOS

Os golfinhos são as crianças do mar. Eles adoram nadar e mergulhar em frente e ao lado dos barcos, o que constitui uma experiência fantástica para os observadores.
Nos últimos anos, as empresas de observação de baleias do Pico incluiram no seu programa a possibilidade de nadar com os golfinhos e observá-los debaixo de água.
No total, podem ser observadas cinco espécies diferentes, mas também se pode encontrar tartarugas, peixe sol e raias manta.

PESCA DESPORTIVA

O pescador desportivo pode aqui efectuar boas capturas de sargos, taínhas, vejas, garoupas, bodiões, pargos, anchovas, bicudas, serras, etc.
De barco, há a possibilidade de capturar espadins, atuns, tubarões, espadartes, etc, assim como algumas espécies de fundo, com o cherne ou o goraz. Procure a ajuda de empresas especializadas que, neste Guia, divulgam os seus serviços.

OBSERVAÇÃO DE BALEIAS

A Ilha do Pico é o ponto de encontro dos Cetáceos no Atlântico. A cadeia alimentar rica atrai variadas espécies durante todo o ano, tendo já sido avistadas 24 diferentes.
Os cachalotes estão presente durante todo o ano, ao passo que as grandes baleias de barbatana passam pela região entre Abril e Junho. Um encontro com a baleia Azul, o maior animal existente na terra, é de tirar a respiração. Em todas as viagens de observação marítima é possivel encontrar golfinhos.
Na Madalena e nas Lajes do Pico existem diversos operadores desta actividade.

IATISMO

Para os amantes de passeio em "yatch" à vela, com todas as comodidades e segurança, a Yatchaçor oferece-lhe serviços de alta qualidade.

CAÇA

Coelhos em grande número, galinholas, pombos e codornizes são espécies que pode encontrar nesta ilha. Informe-se sobre as épocas de caça junto do Serviço Florestal do Pico. Tel 292642316.

MINI GOLFE

Na Candelária, em local com deslumbrante vista panorâmica, entre a natureza, pode praticar Mini-Golf.

PASSEIOS A PÉ

Esta ilha possui trilhos de rara beleza. Há publicações da especialidade que lhe sugerem os melhores percursos. Informe-se no local onde está alojado. não existem animais selvagens perigosos nem cobras.

CAÇA SUBMARINA

Lírios, anchovas, bicudas, vejas, serras, garoupas, etc, são espécies abundantes. Há rigorosa fiscalização desta actividade. Informe-se junto das autoridades marítimas, sobre os regulamentos desta actividade.